No Jornal do Almoço de hoje, o Escolha Certa falou sobre profissões em diferentes, para pessoas de perfis bem diferentes, mas que são belas opções para quem gosta de lidar com pessoas, suas ansiedades, suas necessidades, sua essência. Cada qual de uma forma, mas ainda assim em todas as profissões apresentadas, o ser humano e o contexto onde ele convive é o foco. Ciências Sociais ou Serviço Social? Psicologia ou Turismo e Lazer?
Laís Amanda Poffo da Escola Barão do Rio Branco tem dúvidas entre Serviço Social e Ciências Sociais. Como tantos outros terceiranistas que perventura não saibam exatamente o que cada um desses cursos estuda, Laís tem uma vaga ideia do que é a função efetiva de cada um desses profissionais. Sendo assim, chamamos Lilia Monteiro, Assistente Social Forense, que atua no Fórum de Gaspar e Alejandro R. G. Labale, Antropólogo e Coordenador do Curso de Ciências Sociais da Furb para falar um pouco mais sobre essas profissões.
Enquanto o Assistente Social vai lidar com pessoas, em todos os locais onde estará inserido, seja orientando, encaminhando, visitando ou informando sobre seus direitos - sempre tendo em mente a emancipação do sujeito, o Cientista Social pesquisará e estudará as três ciências que dividem o aspecto humano: a Sociologia (a Sociedade), as Ciências Políticas (o Estado) e a Antropologia (a Cultura). Em tese, profissões ligadas às ciências clássicas como o Direito, a Administração e até o Serviço Social são aplicações das Ciências Sociais.
Nicole Fernanda Prochnow, também da Escola Barão do Rio Branco quer saber mais informações sobre dois cursos bem distintos: Turismo e Lazer e Psicologia. Quem responde suas perguntas são Catarina Gewehr, psicóloga e Antônio Bittelbrun Jr., o Toni, da Organizar Eventos (www.organizareventos.com.br).
Quem faz Turismo e Lazer vai ter uma gama imensa de opções de atuação: desde eventos, hotelaria, agências de viagem, receptivo, até recreação e outros. Toni ressalta que o mercado está em efervescência nesta área, especialmente em nossa região, que é riquíssima em opções naturais, turísticas, intelectuais, estruturas muito bem montadas, atrações diversas.
Já entrando na Psicologia, que é uma profissão de bastante campos para se atuar, especialmente com a ampliação do próprio conceito da Psicologia (que é relativamente novo - antigamente o conceito era fechado entre as quatro paredes do consultório e hoje se tem uma visão da aplicação da Psicologia não apenas como reabilitação mas também como prevenção, ção, sendo que inclusive indústrias e empresas em geral beneficiam-se de atividades em grupo mediados por um psicólogo.)
Tanto a Nicole e a Laís como todos os outros vestibulandos que ainda não sabiam direito o que cada uma das quatro profissões efetivamente faz no seu dia-a-dia agora têm mais ferramentas para fazer a sua escolha. E você?
Nenhum comentário:
Postar um comentário